Produção XII Enancib 2011

Modelos conceituais de dados como parte do processo da catalogação: perspectiva de uso dos FRBR no desenvolvimento de catálogos bibliográficos digitais.
Elvis Fusco; Plácida Santos.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

Informação e sociedade: políticas de preservação e disponibilização de dados sobre a segurança pública em Moçambique.
Januário Albino Nhacuongue; Edberto Ferneda; Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

Arquitetura da informação como arcabouço para a integração da tecnologia da informação com os processos organizacionais e a informação.
Márcio de Carvalho Victorino; Marisa Bräscher Basílio Medeiros; Rômulo Ferreira dos Santos.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

Analisando as questões de usabilidade e acessibilidade do portal de periódicos da Capes.
Sandra de Albuquerque Siebra; Jaciane Freire Santana; Denis Silva da Silveira.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

Arquitetura da informação e Engenharia semiótica: um estudo de caso da intranet da Unimed João Pessoa.
Lílian Viana Teixeira Cananéa; Guilherme Ataíde Dias; Marckson Roberto Ferreira de Sousa; Maria Amélia Teixeira da Silva.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

Em busca da compreensão da "busca" no ciberespaço.
Silvana Drumond Monteiro; Maria Júlia Carneiro Giraldes; Fernando Luiz Vechiato; Rogério Paulo Müller Fernandes; Nelma Camêlo de Araujo.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

Abordagens para avaliar bibliotecas digitais.
Izabel França Lima; Renato Rocha Souza; Guilherme Ataíde Dias.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

Dados abertos governamentais (open government data): instrumento para exercício de cidadania pela sociedade.
Claudio Jose Silva Ribeiro; Reinaldo Figueiredo de Almeida.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

Cultura da Wikipédia como política de capacitação compartilhada em meio digital de socialização do conhecimento.
Maria José Vicentini Jorente.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

Uso de tecnologias da informação para análise de relevância usando "crowdsourcing".
Marcos Luiz Mucheroni; José Fernando Modesto da Silva.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

Avaliação de usabilidade da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações: um estudo de caso.
Fernanda Pereira; Gercina Ângela Borém de Oliveira Lima.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

Arquitetura da informação: representação da informação de prontuário eletrônico do paciente.
Virginia Bentes Pinto; Hamilton Rodrigues Tabosa; Silvana Ap. B. Gregorio Vidotti.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

Análise de risco: um método para a preservação digital.
Vildeane da Rocha Borba; Fanny do Couto Ribeiro; Marcos Galindo Lima; Májory Karoline Fernandes de Oliveira Miranda.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

Serviços de recomendação em bibliotecas digitais científicas.
Flavia Maria Bastos; Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

Clio-I: primando pela usabilidade e acessibilidade em um sistema para gerenciamento e interoperabilidade de repositórios digitais.
Marcos Cardoso Jr.; Sandra de Albuquerque Siebra; Marcos Galindo; Vildeane Borba; Majóry Miranda.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

O sistemismo de bunge: fundamentos, abordagem metodológica e aplicação a sistemas de informação.
Vinícius Medina Kern.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

O impacto do design emocional na recuperação da informação no portal do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT.
Luciana dos Santos Nahuz.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

Repositório eletrônico institucional: preservando o conhecimento através de tecnologias da inteligência.
Rosilene Fernandes Machado; Guilherme Ataíde Dias.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

Metadados para a representação das imagens digitais.
Ana Carolina Simionato.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

Uso de ontologia para recuperação da informação disponibilizada em vídeos por meio de indexação multimodal.
Emilio Evaristo de Sousa; Cláudio Gottschalg Duque.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

Web semântica e suas contribuições para a catalogação: um estudo sobre arquiteturas de metadados e FRBR.
Renata Eleuterio da Silva; Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos.
Brasília (DF), XII ENANCIB (GT8), 2011.

Mineração de dados para apoio à tomada de decisão de docentes na avaliação de alunos de graduação a distância.
José Leonardo Oliveira Lima.