Apresentação

A formação dos atuais Grupos de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib) é resultado da discussão realizada pelo Fórum dos Coordenadores de Grupos de Trabalho, ocorrida durante o VI Enancib que teve lugar em Florianópolis, no dia 30 de novembro de 2005.

O documento resultante, denominado Critérios para Criação, Funcionamento e Avaliação de Grupos de Trabalho na Ancib foi submetido e aprovado na Assembleia Geral Extraordinária de 2 de fevereiro de 2006, em São Paulo, na Escola de Comunicação e Artes da USP. Acesse aqui o documento.

Além desse documento norteador, o Estatuto da ANCIB, no seu Cap. XIII – Dos grupos de Trabalhos e das Comissões Especiais, estabelece que:

Artigo 35 – Os Grupos de Trabalho serão constituídos por aglutinação, a partir dos interesses de pesquisa, em torno de temáticas relevantes para a área.

Artigo 36 – Os Grupos de Trabalho serão criados, reformulados ou extintos, a partir de representação dos pesquisadores interessados em sua constituição e serão submetidos à aprovação da Diretoria Executiva, após consulta ao Fórum de Coordenadores.

A criação do Portal dos Grupos de Trabalho da Ancib pretende otimizar a comunicação e facilitar o compartilhamento da informação.Para conhecer melhor a Ancib, visite o Portal no endereço http://www.ancib.org.br/. 

Os metadados de todos os Enancibs estão disponíveis nesse Portal, cuja fonte de consulta foi a Base ABCDM, uma iniciativa dos professores do Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. São cerca de 9 mil registros de artigos de periódicos brasileiros das áreas de informação e trabalhos de Enancib.