Encontro de coordenadores de GT do Enancib

A capital paraibana foi escolhida para sediar, pela primeira vez, o encontro nacional de coordenadores dos grupos de trabalho do Enancib, um evento considerado o mais importante em CI no Brasil. O encontro se encerra hoje (24) na UFPB.

Segundo a presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação e Biblioteconomia (Ancib), professora Isa Freire, esse encontro tem como objetivo apresentar dispositivos produzidos para o aprofundamento e discussão da pesquisa científica da área, primando pelo bom desempenho do Enancib que tem como tema esse ano: “Além das 'nuvens': expandindo as fronteiras da Ciência da Informação". Esse tema remete a possibilidade de reflexão sobre o importante papel da CI nos novos contextos digitais, como cloud computingbig datalinked data e outros. “Esse encontro aqui em João Pessoa é fundamental para a preparação e o sucesso do Enancib, que é um encontro de pesquisa da nossa área que reúne todos os anos mais de 400 estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores nacionais e internacionais. O Enancib ocorre anualmente em diferentes cidades. Na capital paraibana foi realizado em 2009, e esse ano será em Belo Horizonte”, ressalta professora Isa.

O encontro de coordenadores está sendo organizado pela Ancib, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, em parceria com o Departamento de Ciência da Informação, com apoio da Pró-Reitoria dePesquisa e Pós-Graduação da UFPB e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).