ISKO Brasil

International Society for Knowledge Organization

A criação do capítulo brasileiro da ISKO foi iniciativa dos pesquisadores do GT 2 (Grupo de Trabalho: Organização e Representação do Conhecimento) da ANCIB durante a realização dos ENANCIBs em 2005, 2006 e 2007. A ISKO-Brasil foi instalada oficialmente pela aprovação de seu estatuto em assembleia realizada em 2007 durante o VIII ENANCIB, em Salvador.

A ISKO-Brasil segue os mesmos preceitos da ISKO Internacional. Como uma sociedade interdisciplinar, a ISKO-Brasil reúne profissionais de diferentes áreas. Atualmente, seus mais de 100 membros, por todo o Estado brasileiro, representam os campos da Ciência da Informação, Filosofia, Lingüística, Ciência da Computação, Artes, História, bem como domínios específicos.

Para alcançar seus objetivos, a ISKO-Brasil trabalha para:

promover a pesquisa, o desenvolvimento e aplicações de sistemas de organização conceituais do conhecimento que promovam os aspectos filosóficos e semânticos da estrutura do conhecimento;

proporcionar os meios de comunicação e redes em organização do conhecimento para os seus membros; e,

funcionar como ponto de rede entre instituições nacionais e internacionais que trabalham com questões relacionadas à organização conceitual e à dinâmica do conhecimento.