A Biblioteca Infantil e o Letramento Informacional em Ação

A BIBLIOTECA INFANTIL E O LETRAMENTO INFORMACIONAL EM AÇÃO

Nas primeiras semanas do ano letivo 2013, foram desenvolvidas atividades de integração, com base na ideia de COLABORAÇÃO. Assim, foram trabalhados quatro aspectos:

* Organização do espaço - Apresentados mobiliário, locais de empréstimo, mural e espaço onde se realizam as atividades.
* Manutenção da ordem - Cadeiras, gibis, livros sempre organizados e nos seus devidos lugares.
* Compreensão do sistema de organização utilizado na biblioteca - Caixas-estante.
* Responsabilidade - Introduzidas competências convencionais relacionadas ao manuseio e preservação do livro, enquanto item de uso comunitário.

As ações foram realizadas por meio de diferentes abordagens:

* Dramatização interpretando um aluno que não sabia utilizar adequadamente a biblioteca;
* Teatro de fantoches com a apresentação do livro "O livro e a Lili", sendo que o próprio livro fornecia as dicas de como usá-lo e conservá-lo.

Partindo desse trabalho, foi possível introduzir conceitos como AUTORES, ILUSTRADORES e EDITORAS.

Essas atividades dão continuidade às ações do Programa de Letramento Informacional, que teve início em agosto de 2012, quando foram escolhidas como piloto as classes de 2ºano do Ensino Fundamental, cuja proposta é integrar o currículo que vem sendo desenvolvido ao conteúdo estudado em sala de aula.

A partir da ideia inicial "Matéria-Prima dos Objetos da Sala de Aula" e durante os encontros semanais na biblioteca, os alunos foram despertados para uma série de conceitos relacionados à INFORMAÇÃO e ao uso desta como MATÉRIA-PRIMA para a aquisição de CONHECIMENTO. A CURIOSIDADE, que cria uma NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO e leva à INVESTIGAÇÃO, é um fator importante para estimular o processo de aprendizagem permanente.

A exposição Da Pena ao Tablet trouxe informações sobre os escribas e exemplos de tinteiros, canetas-tinteiro, mata-borrões, etc. As máquinas de escrever antigas que evoluíram para os modelos portáteis e elétricos, antes de chegarmos aos computadores e aos tablets, ajudaram no entendimento dos conceitos EVOLUÇÃO e INOVAÇÃO assim como OBSOLESCÊNCIA e a importância da MEMÓRIA.